Manias, Obsessões e outras Esquisitices

Originalmente postado em 29/01/2009 – 15:27 | 2476 visitas

Lembra quando você era criança e brincava de “não pode pisar na linha”? Legal, né? Bacana! Eu também gostava. O problema é que não parei de brincar disso. Estou com 25 anos e ainda não posso pisar na linha. Alguém esqueceu de me avisar que a brincadeira acabou. Acho que foi nas férias de janeiro de 1993, no condomínio da praia, logo que a mãe chamou para o jantar. Todo mundo foi comer e brincar de outra coisa e eu fiquei estagnada no tempo, sem perceber, com medo de perder o jogo ao longo de uma década.
 
Estou exagerando. Na verdade a linha não é mais uma questão. Posso provar: minha sala é de lajota de cerâmica. Elas são pequenas, menores que um pé humano. Seria impossível não pisar na linha pelo menos umas 15 vezes por dia. Acho que estou curada. O que na verdade me preocupou por mais tempo foi uma mania que eu mantive de pular depois do banho. A coisa era específica: entre o momento de desligar a água e me enrolar na toalha, eu tinha que dar 14 pulinhos. Não eram 15. Muito menos 13 (bate na madeira). Eram 14 exatos. 
 
Conheci um cara que lê todas as palavras ao contrário. Ele lê certo, e depois lê invertido. E é automático. Coitado, ele já tentou parar, mas é mais forte que ele. E sabe por que? Porque na aula de artes do colégio, um dia, a professora propôs que os alunos inventassem novos palíndromos. Palíndromos são palavras ou frases idênticas de trás para frente e vice-versa.
 
Ex:
ARARA
SOCORRAM-ME SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS
(leia a frase de trás para frente)
 
Vinte anos mais tarde o cara continua lendo tudo ao contrário. Não é fácil.

Depois que conheci o tio Euri, pai do André, meu amigo, tive que parar de babaquice. O cara é bam-bam-bam mega ultra doctor psiquiatra master lá na gringa e cuida desse pessoal que não consegue mais viver por conta de manias que acabam tomando conta da vida. O próprio André, hoje psicólogo formado, me alertou: 
 
- Esse seu lance de pulinhos, de não pisar na linha… isso é sintoma de TOC.
- TOC?
- Transtorno Obsessivo Compulsivo.
- É de comer?
- Não, é uma doença. 
- Ave!
- É. E piora se não tratar. Mas todo mundo tem alguns sintomas, é normal. Você tem só uma coisinha ou outra que todo mundo tem. 
 
Normal? Eu não cheguei a contar para ele que se eu não usasse as meias do avesso algo de ruim poderia acontecer comigo. Será que todo mundo tem isso? E ter que cruzar os dedos sempre que passa um avião? Será que isso é normal também? I don’t think so.

Era lua cheia e eu tinha que voltar para casa antes da meia-noite, ou ia dar merda. Azar mesmo. Só de pensar na palavra “azar”, me deu azia. Aquilo estava indo longe demais. Tratei de me tratar. Sem médico, sem choradeira e sem precisar ir para os States. Esperei até a uma da manhã e tratei de pisar em todas as linhas que vi pela frente. Cheguei no meu prédio e entrei no elevador com o pé esquerdo. Tirei todas as notas de um dollar debaixo do colchão e, mesmo sendo sexta-feira, corri para o banho gelado, seguido de nenhum pulinho. Nenhum. Não foi fácil, mas acho que detonei os sintomas. De vez em quando eles tentam ressussitar, mas aí eu penso nos pacientes do tio Euri, no André, no Jack Nicholson naquele filme do cachorro e em mais um monte de gente que tem TOC de verdade. Eles somem.

E você? Qual é a sua mania esquisita?

53 Comentários on “Manias, Obsessões e outras Esquisitices”

  1. disse:

    blog bunitin…^^

  2. josy disse:

    ficar doente é uma delas!

  3. mariwatanabe disse:

    Eu, antes, tinha de tomar banho me olhando no espelho. Sempre.
    Quando mudei de casa, não deu para colocar um espelho na frente do box e acabei acostumando com isso nas outras casas que morei, mas sempre que volto para a casa dos meus pais, volto para meu espelhinho.

    Uma mania ou outra não é mal, o foda é quando o TOC impede as pessoas de viverem. Lembro de uma entrevista que vi com a Luciana Vendramini que ela dizia ter ficado sei lá quantas horas no banho, porque só saía do banho depois de ter ouvido uma sirene de carro de polícia.

    As pessoas que tem toc somem, assim como as pessoas que tem qqr outra doença psiquiátrica pelo simples motivo de que ainda há aquela coisa de se você toma um remédio, ou faz um tratamento psiquiátrico você é louco. Uma tristeza. Todos nós temos as nossas fragilidades e elas podem sair do controle às vezes.

    Falei demais.
    Beijo

  4. Janine disse:

    hahaha comigo é se um pingo de água cair em uma das minhas mãos ou em um dos meus pés, tenho que dar o mesmo pingo na outra mão ou no outro pé.
    é engraçado, mas me da medo..tenho outros…rs
    abraço senhorita! =D

  5. pois…quem não as tem?

  6. Siri disse:

    As good as it gets

  7. Samuel disse:

    É, esse eu me lembro tb, é o post t.o.c., hehe. Não entendi o pq do ‘araras’ antes do ‘socorram-me…’…

    Acho que não tem essa de ‘esquisito’, ‘anormal’ etc. É tudo a mesma coisa. As pessoas separam de acordo com o ‘sistema operacional’ delas – a cultura -, mas não tem essa de ‘normal’ e ‘esquisito’. ‘Normal’… Quem é ‘normal’? Pfff…

    ;]

    Bjs

  8. Marquinhus disse:

    Eu tenho mania de LUISA 😉

  9. Juan RHCP disse:

    Uma mania minha meio maluca que eu tinha é a de não usar elevador. Nunca usava elevador.Desde meus 12,13… anos. E não era por medo,mas eu inconscientmente achava que algo de estranho ou ruim ia acabar acontecendo comigo Aí comecei a trabalhar e frequentar faculdade à noite. Estudava no 11º andar. Subir tantos lances de escada ou rampa as 18hs ,depois de trabalhar a tarde inteira começou a “me vencer”
    Resumo, agora ando de elevador (mas só na faculdade…)

    Mas ainda tenho algumas,do tipo, nunca pisar naqueles capachos de bem vindo ou em qualquer coisa escrita no chão,não usar caneta vermelha e sempre cantar “Don’t fear the reaper” quando eu volto pra casa.
    =/

  10. beto disse:

    legal , mas você parece que parou de amadurecer em 2009 .

  11. Letícia Lavigne disse:

    eu tenho tic no olho esquerdo. mas isso já é outra história.

  12. fer toast disse:

    a um mês atrás eu fiz 18,imagina a sensação q eu estava sentindo?!

    Aniversário é assim,fica aquela expectativa o ano inteiro qnd é no dia anterior vc sempre esquece q seu aniversário é o dia seguinte!

    adorei a penúltima foto

  13. LOPES. disse:

    NEM TUDO QUE BRILHA É RELÍQUIA NEM JÓIA…

  14. LOPES. disse:

    LEMBRA AQUELA FITA LÁ… ?

  15. LOPES. disse:

    ( FALA AÍ JÃO… )

  16. LOPES. disse:

    O BICO VEIO AÍ MÓ CARA DE LADRÃO…

  17. LOPES. disse:

    ( LADRÃO DE QUE MANO ? )

  18. LOPES. disse:

    DE MINA BUNITONA FUGITIVA Ó…

  19. LOPES. disse:

    ( BUNITONA MEMO ? )

  20. LOPES. disse:

    QUEM TEM M PRA VENDER ? QUERO UM QUILO…

    ( UM QUILO DE QUÊ, JÃO ? SE COMHECE O QUÊ ? )

    SEI LÁ EU NÃO SEI, EU SO NOVO TAMBÉM…

  21. LOPES. disse:

    ONDE É QUE JÁ SE VIU ASSIM… ?

    ( TÁ DE PIONHAGE… )

  22. LOPES. disse:

    ( NUM VAI DAQUI ALÍ… )

    MÓ CHAVÃO…

    ( NESSES TRAJE )

  23. LOPES. disse:

    EU NÃO SEI, NÃO SO, NÃO VI, MORRO CADEADO.

  24. LOPES. disse:

    ( FIRMÃO ! )

    ( DEIXA EU IR… )

    ( QUE QUEM NÉ VISTO NÉ LEMBRADO ! )

  25. LOPES. disse:

    HOJE EU SO LADRÃO, ARTIGO 157.

  26. LOPES. disse:

    ( XIIIIIIII…. )

    ( TÁ DE PIONHAGE. )

  27. LOPES. disse:

    A Prodesan é uma usina de asfalto.

    Mas na parte de trás tem uma cooperativa
    de coleta seletiva.

    E quem faz são deficientes, com pouca deficiência mas tem…

    Só da pra perceber quando eles vem falar com você…

    Olhando você não diz.

  28. LOPES. disse:

    A gente zela pela vida deles, em primeiro lugar…

    Apesar de ter sido contratado pra zelar primeiro pelo
    ” patrimônio “… mas não.

    Eles se pegam de vez em quando.
    E a gente tem que proteger eles deles mesmos também…

    eita…

    Separando os safadões.

    E os bixinho é forte ein… caraca.

  29. LOPES. disse:

    Os muros lá são baixos, bem baixos.

    Batendo no meu peito. Baixos e finos.

    Dos lado é só favela… É NÓIS.

  30. LOPES. disse:

    ” O delegado mudo mais a borracha é a mema… “

  31. LOPES. disse:

    ” Moro na lagoa, vo perde ponto pra sapo… ? “

  32. LOPES. disse:

    Quando ele fala… você não entende direito.

    Tu pergunta pra ele… E O DEREGADO… ???

  33. LOPES. disse:

    “… O DEREGADO MUDO MAIS ABORRACHAÉ AMEMA !!! “

  34. LOPES. disse:

    Eles são gente fina.

  35. LOPES. disse:

    EU TE AMO MUITO.

  36. LOPES. disse:

    Eu entendi.

  37. LOPES. disse:

    Assim que eu conseguir o tubarão eu te falo…

    Se comporta.

  38. LOPES. disse:

    Tu aprendeu isso aí aonde… ?

    Por favor.

    ” O mais rápido possível… “

  39. LOPES. disse:

    Não precisa se preocupar…

    Nem ficar me batendo, beleza ?

    Eu vou só achar um mecânico…

  40. LOPES. disse:

    Quanto tempo eu tenho ?

  41. LOPES. disse:

    TU VAI QUERER ISSO MEMO ?

  42. LOPES. disse:

    SE EU FOSSE TU EU NUM QUERIA NÃO…

  43. LOPES. disse:

    MAIS BELEZA.

  44. LOPES. disse:

    : )

    EU TE AMO MUITO.

  45. LOPES. disse:

    Falta pouco.


Deixe um comentário

