Páscoa – você sabe o que está por trás disso tudo?

Originalmente postado em 09/04/2009

A páscoa é uma data muitíssimo comemorada no Brasil e no Ocidente inteiro. Quem não se lembra de procurar ovinhos pela casa num randômico domingo de manhã? Domingo que aparentemente não tem data certa para ser, simplesmente acontece na sequência de um feriado prolongado no qual ninguém vai para a escola, todo mundo pega trânsito e substitui carne por chocolate. Pegadas de coelho feitas com talco no carpete, vovós e vovôs espalhados e misturados com seus netos de boca melecada e muito papel celofane compõem um cenário anual que levei anos para entender o significado.

Sempre fiquei um pouco confusa com esse carnaval que a páscoa é. Uma mistureba de simbologias e costumes, uma sucessão de enganos na minha cabeça então infantil que tentou entender a coisa literalmente por tanto tempo.

Confusão n. 1: coelho não bota ovo. Percebi esse engano logo quando aprendi a diferença entre mamíferos e répteis. Se não estou enganada, os coelhos não têm sangue frio, nem escamas e também não fazem ninhos. Aí descobri que o ovo era para simbolizar a fertilidade. Por que mesmo?

Confusão n.2: Ah, sim, porque Cristo ressuscitou na páscoa! Então o ovo nos faz lembrar de nascimento. Jesus também não nasceu de um ovo (apesar de ele ter tido um ninho), mas o importante aqui é a simbologia que representa a vitória da vida sobre a morte. Ah, ok. Mas vem cá…

Confusão n.3: Se Jesus ressuscitou num belo dia, por que raios ninguém marcou num calendário para que isso pudesse ser comemorado nos próximos dois mil anos sem ninguém ficar confuso? Quero dizer, alguém anotou quando ele nasceu, não? Alguém por acaso tem dúvida de quando é o Natal? Então por que ninguém anotou quando ele ressurgiu? Enfim, recentemente descobri como saber quando a páscoa vai ser:

Confusão n.4: A páscoa acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que segue a entrada do sol em áries. Áries é o primeiro signo, e a páscoa nos fala sobre uma nova vida, um renascimento, um novo ciclo. Pode-se considerar também o fim do inverno e o começo da primavera, a vida que brota (no hemisfério norte). Sacou?

Confusão n.5- As músicas. Por que ninguém coloca o plural ao cantar

“Coelhinho da páscoa, que trazer pra mim?

Um ovo, dois OVO, três OVO…”

Enfim, acabei descobrindo que Páscoa vem do hebreu Pesach, que quer dizer passagem. É uma das celebrações mais antigas da civilização ocidental e teve origem bem antes de Cristo. Os historiadores dizem que o maior significado que ela trás é de esperança e de vida nova.

Então eu desejo a todos uma ótima vida nova!

BOA PASCUA (?)

Confusão n.6:

Anúncios

8 Comentários on “Páscoa – você sabe o que está por trás disso tudo?”

  1. Rayra D. disse:

    hum..é de se pensar..
    nunca tinha parado p/ refletir sobre muitas coisas confusas sobre a pascUa..

    uahsuahsa eu sempre cantei no plural…

  2. Thamires disse:

    Tudo representativo. Jesus não nasceu no natal, a pascoa não tem nada a ver com ovo de coelhinho, mas a idéia foi boa hahahahahah um coelhinho fofinho trazendo vários chocolates é legalzinho ahhahah bizarro mas… suculento 😀
    A minha dúvida é: Por que não vender ovos de chocolate todos os meses?
    O mês da “Pascua” é certamente o melhor mês para comer chocolate, isso ninguem pode negar.

  3. Carl disse:

    APESAR DE NÃO DAR A MÍNIMA PARA AS COMEMORAÇÕES CRISTÃS, ACHEI MUITO INTERESSANTE TUA DEMONSTRAÇÃO DE CONHECIMENTO E INTERESSE EM SABER O PQ DAS COISAS!!! PQ O Q NON FALTAM SÃO PESSOAS Q COMEMORAM DATAS DESTE TIPO, SEM AO MENOS SABEREM O SEU REAL SIGNIFICADO!!!
    VC É ÓTIMA LU, PARABÉNS!!!

  4. Daniel Miranda disse:

    Parabéns Luisa… Você sempre mandando super bem nos textos e, nós que lemos, faz tbm nós refletir sobre (um) determinado tema, bjos e abs… continue escrevendo… Sucesso sempre!!!

  5. Letícia. disse:

    HAHAHHA deus, Luisa, querida, NINGUÉM canta no singular! hauhauhuaha, eu sempre cantei: “Coelhinho da páscoa, que trazeS pra mim, um ovo, dois ovos, tres ovos…” dãr. Mas sobre o resto das confusoes eu concordo. E saquei o porque da data da pascoa! beijos.

  6. Samuel disse:

    Verdade, concordo com a Letícia no lance da música do coelhinho, Luisa, porque até aqui no cu da cobra onde eu moro o povo canta no plural e nunca ouvi cantarem no singular… Você deve estar freqüentando altas quebradas, hein?! kkkk Brincadeira.
    Qual o endereço do lugar onde tava escrito errado daquele jeito? Postaí pra gente ir lá apedrejar… Heh
    Quanto ao restante, sobre Cristo, e o “fato” dele ter “ressuscitado” na Páscoa e etc, aí já tenho minhas dúvidas (não acredito nem em História, a “oficial”), mas gosto muito dos seus textos, a maneira como escreve e o humor que você imprime neles, seja qual for o tema, manda sempre muito bem. ;]
    Bjs
    PS: A tradição dos ovos vem dos egípcios e dos persas. Eles costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Acreditavam que a Terra teria nascido de um ovo enorme. Aí me pergunto: quem botaria tal ovo? Um gigante Deus-Galinha?! kkkk

  7. anonimo disse:

    a morte de Jesus. e o renascimento.
    Pascoa o resto é soh festa

    Lu fala comigo plz =o


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s