Eu Recomendo: FUP

Fup é o livro perfeito. Pensei muito se deveria escrever essa frase ou não, porque acho que sou incapaz de justificá-la.

Vou tentar: Fup é hilário e comovente. É trivial e profundo. É um livro leve e extremamente revelador.


É uma história curta sobre uma pata enorme (sim, uma pata), um avô de 99 anos e um jovem rapaz. Fup (fucked up) é adotada pelos dois ainda bebê quando é encontrada toda estraçalhada dentro de um buraco. O velho doidão e o bom moço, apesar de suas inconciliáveis diferenças, tornam Fup mais que um membro da família. Ela vira o elo de ligação entre naturezas opostas que apesar de divergirem completamente, conseguem manter o amor e o respeito. É um dos livros mais bem escritos que já li. Bem escrito porque consegue traduzir com beleza, simplicidade e humor experiências a princípio indescritíveis, como a compreensão e a morte.

“Suas diferenças, apesar de numerosas, eram superficiais; suas semelhanças eram poucas, mas tinham um alicerce: eram ligados pelo espantoso amor que tinham um pelo outro, uma amabilidade que ia além da mera tolerância, uma compreensão sangüínea daquilo que movia seus corações.”

“…escutou atentamente na escuridão uma concentração que parecia tirá-lo de si mesmo em uma suspensão vazia. Escutou o próprio coração parar de bater, o último encher de pulmões deixá-lo em um silêncio luminoso. Esperou, totalmente quieto”.

“Se as coisas continuassem desse jeito, não levaria tempo até precisar de um corpo novinho para acompanhar o espírito”.

“Ora, como os diabos, fui imortal até morrer!”.

8 Comentários on “Eu Recomendo: FUP”

  1. sydney disse:

    Pela prévia que vc deu e pelo oq eu vi na net, parece ser mt bom mesmo! pena que eu to quase careca de tanto ler hahah meu chakra coronário e meus miolos tao doidinhos; mas vou deixá-lo na minha lista junto com “A Cabana” dizem que eh ótimo tbm (:

    kiss

  2. Rayra D. disse:

    já tinham me falado desse livro,é um dos varios q eu tô tentando arrumar tempo para ler..pelo q vc escreveu me deu mais vontade ainda!

  3. Interessante, mas nunca tinha ouvido falar!
    Bjos

  4. Lucas disse:

    Parece ser bem massa mesmo!
    Vou tentar achar!
    ;D

  5. sydney disse:

    Qlqr dia vc dá uma relaçao de livros interessantes q estimulem nossas imaginaçoes 🙂 Nunca li nenhum de elfos, fadas, gnomos, nao sei pq mas to na ansia de ler algum, caso vc tenha lido algum, adoraria que me indicasse (:

    besos

  6. steev disse:

    ha!!! i am glad you are into this book, luisa.

    my pal brian told me about this book a couple of years ago:

    http://crudefutures.typepad.com/crude_futures/2008/01/crude-futuress.html

    …but yet to read it!!!

  7. Thiago disse:

    Nossa Luisa estava cheio de ler livros todos sem graça, esse que vc recomendou parece muito bom vou ter que ler=).

    Valeu pela dica!


Deixe um comentário

